Jornalismo de Dados - Exercício 6
Limpeza de dados
A partir de informações colhidas pelo site de TRE Ceará, observa-se que as eleições de 2016 tiveram números expressivos a respeito da quantidade de partidos que conseguiram vagas nas prefeituras cearenses, assim como a forma que as eleições foram ganhas pelos candidatos.
Após organizar os dados, é possível verificar os partidos tiveram candidatos eleitos ou participando do 2º turno das eleições em 2016, tais como PDT, PMDB (atual MDB)e PSD, com a maior quantidade de candidatos: 49, 28 e 22, respectivamente.
O surgimento de novos partidos nesse cenário estadual também chama a atenção, como os partidos PSL, PPS e PHS, os quais dão pouco notáveis na política cearense, que mesmo em pequenas quantidades, conseguiram colocar seus representantes em cargos executivos municipais.
Para além da quantidade de partidos, os candidatos das eleições municipais de 2016 foram eleitos em sua quase totalidade no primeiro turno, e apenas 2 cidades tiveram candidatos no 2º turno, o que colocar 4 pessoas na lista disponibilizada pelo TRE. As cidades em que ocorreu tal situação foram Fortaleza e Caucaia, as cidades mais populosas do estado e que tem a quantidade de pessoas para haver o segundo turno. As características para tal situação são: ter mais de 200 mil eleitores e durante a apuração do primeiro turno, não haver o quórum de 50% + 1 dos votos nominais. 95 cidades em todo o país podem realizar esse tipo de eleição e 2 duas estão no Ceará.