Jornalismo de Dados - Exercício 4

Vitória Vasconcelos
2 min readJun 25, 2021

--

Matéria sobre o ProUni

Cursos contemplados com mais bolsas do ProUni não são os mais disputados no Sisu

Ao comparar dados de 2020 observa-se que, cursos com as maiores notas de corte no Sisu, como Medicina, não estão nem entre os 10 mais ofertados no ProUni.

O ingresso no ensino superior é um processo que exige dedicação e estudos por parte daqueles que almejam o título de graduado. Nesse processo, o principal meio de chegar a uma universidade é através do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, que é realizado todos os anos e conta com a participação de milhões de estudantes do país inteiro.

Com o resultado do ENEM, os candidatos podem usar as notas em três diferentes sistemas: Sisu, ProUni e Fies. Como o mesmo Exame é usado para ingressar tanto em instituições públicas quanto em instituições particulares, era de se esperar que a concorrência de vagas no Sisu e a oferta de bolsas do ProUni seguissem padrões parecidos, tendo cursos similares como os mais procurados. Porém, isso não acontece. Ao comparar a quantidade de vagas ofertadas para cursos no ProUni com os cursos com as maiores notas de corte do Sisu 2020 (as quais são a chave para que os estudantes possam ingressar na universidade), é possível notar uma divergência entre os principais cursos.

10 maiores ofertas de bolsas do ProUni 2020:

Cursos com mais bolsas ofertadas / Gráfico obtido através de raspagem de dados do site do ProUni

10 maiores notas de corte Sisu 2020:

Cursos com maiores notas de corte / Tabela montada pelo Blog do Enem

Nota-se que alguns cursos aparecem em ambos os resultados, como Direito e Fisioterapia. Apesar disso, os dois cursos com maiores nota de corte no Sisu - Medicina e Odontologia - nem sequer aparecem entre os cursos com mais ofertas no ProUni, o mesmo acontece com os cursos de Administração e Pedagogia no ProUni, que não constam na lista de maiores notas de corte do Sisu.

A discrepância desses dados pode ser resultado de uma série de fatores, como a ampla quantidade de instituições particulares que possuem cursos mais “populares” como Administração, Direito, Enfermagem, etc, o que faz com que a quantidade de vagas seja maior para esses cursos. Assim como a menor disponibilidade de outros cursos como Medicina, Odontologia, Engenharias, etc, tanto em instituições públicas quanto particulares, o que aumenta a concorrência no Sisu - elevando as notas de corte - e faz com que as bolsas em instituições particulares não se apresentem como números muito significativos.

--

--

Vitória Vasconcelos

Perfil dedicado para publicar textos, principalmente da faculdade. Curso Jornalismo na UFC, atualmente no 6º semestre.